Notícias
FENEC realiza Grand Prix Nordeste de Goalball no ICPAC
Começou, nesta sexta-feira (15/11), o Grand Prix Nordeste de GoalBall. O torneio, sediado pelo Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, está sendo organizado pela FENEC* e pela CBDV*. A competição está recebendo 7 equipes masculinas e 5 equipes femininas, de diferentes estados do nordeste. Os atletas de outras cidades e a equipe de arbitragem, que somam 80 pessoas, estão recebendo alojamento e alimentação no ICPAC.
O técnico em exercício dos times da FUNAD* e APACE*, Ítalo Fabião Cavalcanti, acredita na grande possibilidade de uma das equipes ser a grande campeã do torneio. ”Nos preparamos bem para esta competição. Temos grandes chances de conseguir o ouro com equipe masculina e também com a equipe feminina. Nós fomos nove vezes campeões do Campeonato Brasileiro e temos plena capacidade de vencer”, contou em entrevista.
Emerson Ernesto, medalhista de ouro do parapan-americano e auxiliar técnico dos times da FUNAD, aposta na experiência tática dos atletas pessoenses: - ”Nós temos bons atletas, que possuem muita qualidade técnica e que conseguem aplicar a tática solicitada pelo técnico. Temos variação ofensiva e consistência defensiva”.
Renan Bezerra, que foi medalhista em competições internacionais, está jogando pelo time da FUNAD. Ele contou a expectativa para os jogos: ”Embora a camisa do time pessoense tenha peso, camisa não vence jogo. Nós vamos nos dedicar para levar a medalha.”
O goalball, esporte pensado para ser praticado por cegos – diferente do futebol de 5, que adaptou o esporte já existente -, foi criado em 1946, com o objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Foi inserido como esporte oficial paraolímpico, em 1980, quando a competição aconteceu em Arnhem, Holanda.
O primeiro jogo do Grand Prix Nordeste de Goalball foi entre os times femininos da ADEVIRN* e da ACACE*, com vitória do time potiguar, com um placar de 13 X 3 . A competição seguirá até o domingo, dia da grande final do torneio feminino, que será realizada às 9h e a do torneio masculino, às 10h. Todas as competições são abertas ao público e gratuitas.
*Siglas
ICPAC: Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha;
ACACE: Associação Caruaruense de Cegos;
ADEVIRN: Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte;
APACE: Associação Paraibana de Cegos;
Tem dúvidas?
Acesse o nosso FAQ, você pode encontrar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes sobre nossos serviços e muito mais.
