Notícias
Formatura da turma da EJA IV do ICPAC aconteceu nesta sexta-feira
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/12) a cerimônia de conclusão dos 7 formandos da turma do último ciclo do Ensino Fundamental II de 2019, batizada de “Turma Liberdade Para Crescer”. O evento foi carregado de emoção, por causa da história de vida e superação dos alunos. Por isso, alguns familiares choraram durante a entrega dos certificados.
“Quando dona Adalgisa criou o Instituto, foi para desempenhar essa função de cuidar da educação das pessoas com deficiência visual. Nós estamos continuando com esse legado e tentando melhorar nossa estrutura, para educar com cada vez mais qualidade.” Declarou José Antônio, presidente do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha.
A cerimônia lembrou que o dia 13 de dezembro é também dia de Santa Luzia, que desde a Idade Média, é invocada contra as enfermidades dos olhos, talvez porque seu nome significa “luz”. Isto originou várias histórias como a de que o tirano mandou que os guardas lhe tirassem os olhos, por causa de sua fé. A santa foi homenageada na formatura da EJA.
O orador da turma, José Felipe, falou sobre a experiência da formatura: - “Esse é um passo muito importante, porque nos habilita a poder entrar no ensino médio e, posteriormente, no ensino superior. Quem sabe dessa turma não poderão sair doutores? Devemos isso aos professores, que nos auxiliaram respeitando nossas limitações.”
Orlando Ruiz, professor de Ciências Naturais destacou o desafio de ensinar para uma turma de pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos:
- “A EJA é muito importante, porque assiste quem precisou deixar de estudar em outra época da vida, independentemente do motivo que levou o aluno a largar a escola, ou a sequer matricular-se. Aqui no Instituto, a forma de trabalhar é outra, utilizamos muito o tato, o sentir do objeto de estudo. Certa vez, por exemplo, fizemos um tour pela Instituição afim de identificar as espécies de plantas que temos e colocar o que aplicarmos o que aprendemos em sala, como a análise das briófitas.”
No encerramento da formatura, Marco Lima, diretor da escola do ICPAC ressaltou, que agora, o empenho da Instituição será para dar continuidade aos estudos dos alunos egressos do Ensino Fundamental, encaminhando-os para cursar o Ensino Médio aqui ou em outra escola, para que estejam preparados a dar voos cada vez mais altos.
Tem dúvidas?
Acesse o nosso FAQ, você pode encontrar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes sobre nossos serviços e muito mais.
